segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto Connecting Classrooms

As inscrições começaram dia 15 de Agosto e irão até 24/09/2012, podem ser feitas aqui! Para participar, os professores devem cadastrar a sua escola e escolher as temáticas que desejam implementar: a) Investigando os Fenômenos da Natureza; b) Conhecer para preservar: Animais em Extinção; c) Contos Folclóricos.
 Os projetos duram 2 meses. É gratuito e os professores que participarem de todas as etapas do projeto, postando nos fóruns, receberão ao final um certificado do British Council e do Instituto Crescer.




sábado, 25 de agosto de 2012

Arte

Arte - Veja uma reflexão criativa sobre os resíduos resultantes do nosso consumo:

http://pga.pgr.mpf.gov.br/praticas-sustentaveis/cultura/cultura-dicas-e-diversao

O material disponibilizado em power-point achei SUPER interessante. Vale a pena!

5 érres

1) R eduzir – diminuir a geração de resíduos. Exemplo: diminuir a quantidade de papel usado, evitando impressões desnecessárias; escolher produtos com menos embalagens;

2) R epensar – inovar as práticas de consumo. Exemplo: usar lâmpadas de Led que são mais econômicas que as fluorescentes, optar por usar pilhas recarregáveis que tem vida útil mais longa;

3) R eaproveitar – dar novo uso aos resíduos. Exemplo: usar o papel descartado para fazer blocos de anotações, doar objetos obsoletos para instituições que poderão fazer uso deles;

4) R eciclar – retornar os resíduos ao processo produtivo. Exemplo: papel usado virando papel novo, latas de refrigerante virando novas latas;

5) R ecusar – rejeitar produtos cujos resíduos gerem impactos ambientais negativos significativos. Exemplo: recusar as sacolas descartáveis de plástico; recusar garrafas de água descartáveis.

Lixo Eletrônico


Onde descartar o seu lixo eletrônico?



O site e-lixo traz uma ferramenta de busca, capaz de indicar quais os postos de coleta de resíduos eletrônicos mais próximos ao seu endereço.
Outro interessante site é o Descarte Certo. A empresa oferece o serviço de coleta de resíduos eletrônicos que vai até à residência ou à empresa interessada.
Podemos perceber que poucas pessoas ou mesmo empresas têm ou sabem sobre as informações contidas nos sites.

E se a escola fizesse uma campanha em sua comunidade para recolher todo lixo eletrônico de suas casas e ajudasse a descartá-lo para o lugar correto?


"No Brasil, só de lixo eletrônico - celular, computador, aparelho de som portátil, eletrodoméstico - são geradas 380 mil toneladas por ano. Calcula-se que sejam 3,5 kg por pessoa. "Esse material é altamente poluente e difícil de ser reciclado", alerta Teodora Tavares.



Não deixe de conferir!

Pião de tampinha de garrafa pet | Professor Sassá

Uma forma divertida de reaproveitar as tampas de PET:
Na escola daria até pra fazer um campeonato de rodar peão, não?!


Dica Trabalho com Filme Lixo Extraordinário

Olá, boa tarde,
uma colega minha, professora de Arte, a Luanna (gente boa ;) também gostou muito do trabalho de Vik Muniz e desenvolveu trabalhos com seus alunos. Ela elaborou uma webquest (o curso Proinfo 2 ensina a fazê-la) para ampliar o assunto com os alunos e possibilitar uma integração/interação entre prof-aluno-tecnologia-saber. A webquest dela pode ser útil para o seu trabalho, te dar ideias etc.
Acho que se nosso projeto sobre Resíduos Sólidos for bem aceito e posto em prática pelos professores de diversas áreas o trabalho e os resultados serão muito ricos, tanto aos docentes quanto aos alunos!

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=14983&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador2/

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Lei 12.305 de 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Lixo extraordinário



Este documentário brasileiro, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011, é um exemplo para o trabalho com os alunos para uma reflexão de como o "lixo" pode se transformar em Arte.



O artista plástico Vik Muniz faz uma releitura fotográfica da obra "A morte de Marat" ou "Marat assassinado", do artista neoclássico Jacques-Louis David. O cartaz do filme é uma releitura da releitura, tendo utilizado resíduos sólidos de um dos maiores lixões do planeta, em Jardim Gramacho, bairro de Duque de Caxias- RJ, fechado este ano.














   



Como fica a vida das 1.800 pessoas que retiravam do aterro o seu sustento?




Marat era um revolucionário e amigo de David. Foi assassinado, esfaqueado, em sua banheira, onde fazia banhos de imersão devido a uma doença de pele, por Charlotte Corday.

Por que será que o artista fez esta alusão? Quais sentidos esta releitura produz?


Mais informações:
"Lixão de Jardim Gramacho é fechado no Rio de Janeiro":

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lixao-de-jardim-gramacho-e-fechado-no-rio-de-janeiro

Gramacho, gestão de resíduos, coleta seletiva, curiosidades:
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=265

http://www.lixoextraordinario.net/

Filme Completo: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=udpDCiLrg4k&NR=1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo_Extraordin%C3%A1rio

Efeito Reciclagem


Para você o que é lixo?

Muitas pessoas ganham seu sustento com matérias recicláveis. No filme ganhador de 13 prêmios, “Efeito Reciclagem”, de Sean Walsh, o protagonista “Sr. Claudinei e sua família com mais de 25 filhos mostram que estimular a reciclagem é mais do que uma simples atitude comercial, é um modo de vida digno e respeitável” (http://www.efeitoreciclagem.com.br/).

Assista ao trailer do filme:


Em um momento do vídeo comenta-se que deveria haver no Brasil uma legislação obrigatória de reciclagem. O que você acha disto? Você concorda? Se você fosse contribuir para a escrita da lei, o que você colocaria para ajudar na sua cidade ou mesmo no mundo?





Faça um comentário sobre a citação do grande Albert Einstein. O que você pode fazer para ajudar a preservar o ambiente?

domingo, 19 de agosto de 2012

SUGESTÃO DE PROCEDIMENTOS PARA RECICLAGEM DO PAPEL

QUER SABER MAIS SOBRE A RECICLAGEM ACESSE O SÍTIO ELETRÔNICO DISPONÍVEL EM :http://www.bracelpa.org.br/bra2/?q=node/174


Após a leitura do gráfico sobre resíduos sólidos .Calcule o aumento em porcentagem dos municípios que realizam a coleta seletiva no intervalo dos anos de 1994 a 2010.Faça um comentário sobre o cálculo. 




Apresentação do projeto disponível em: http://www.slideshare.net/famwinfoedu/projetomidias-14056192


Assistam o vídeo "Entre rios" . Destaca-se nesse vídeo a ideia de desvio do curso natural de um rio e a urbanização mal planejada . Além disso, o vídeo coloca em questão  que" somos  nós quem produzimos uma enchente".  Faça comentário em relação do consumo e produção de resíduos (lixo) e a enchente. Como podemos contribuir para diminuir esse impacto ambiental ?    



Retomando a ideia de impactos ambientais causados pela produção de resíduos , como por exemplo,  a incineração dos resíduos hospitalares aproveitada com maior profundidade de conteúdo e:  http://www.essencis.com.br/tratamento-e-destinacao-de-residuos/incineracao . Interaja com a simulação do efeito estufa e poste um comentário sobre como podemos contribuir para diminuir esse impacto ambiental causado pela queima de desses resíduos e de qualquer forma de queimadas. Como os gases do efeito estufa afetam o clima? Explore a atmosfera durante a Era Glacial e hoje. O que acontece quando você adiciona nuvens? Altere a concentração de gases de efeito estufa e veja como a temperatura muda. Em seguida, compare com o efeito de painéis de vidro (vidraças). Amplie e veja como a luz interage com as moléculas. Será que todos os gases atmosféricos contribuem para o efeito estufa? http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/greenhouse


Olá pessoal vamos conhecer um pouco sobre a reciclagem do papel acesse o link: http://www.museudopapel.org/default.aspx .

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Embora a tentativa de erradicar o uso de sacolas plásticas tenha sido interrompida, não devemos desistir de continuar educando cidadãos conscientes e responsável pela preservação do Planeta Terra.http://youtu.be/wiVOR350Y4s

sábado, 28 de julho de 2012

A tecnologia no currículo


"A tecnologia comparece, portanto, no currículo da educação básica com duas acepções complementares: (a) como educação tecnológica básica; (b) como compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.
Alfabetizar-se tecnologicamente é entender as tecnologias da história humana como elementos da cultura, como parte das praticas sociais, culturais e produtivas, que por sua vez são inseparáveis dos conhecimentos científicos, artísticos e linguísticos que as fundamentam. A educação tecnológica básica tem o sentido de nos preparar para viver e conviver em um mundo no qual a tecnologia esta cada vez mais presente; no qual a tarja magnética, o celular, o código de barras e muitos recursos digitais se incorporam velozmente a vida das pessoas, qualquer que seja a sua condição socioeconômica.
A segunda acepção, ou seja, a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção, faz da tecnologia a chave para relacionar o currículo ao mundo da produção de bens e serviços, ou seja, aos processos pelos quais a humanidade – e cada um de nos – produz os bens e serviços de que necessita para viver. Foi para manter-se fiel ao espírito da lei que as DCNs introduziram a tecnologia em todas as áreas, tanto das DCNs como dos PCNs para o Ensino Médio, evitando a existência de disciplinas “tecnológicas” isoladas e separadas dos conhecimentos que lhe servem de fundamento”.


FONTE: Proposta Curricular do Estado de São Paulo, p.17 e 18.

Mariane.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Como usar a rede a favor da aprendizagem

Eu li o artigo da revista Nova Escola "Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem", (clique aqui no título para acessá-lo) o qual pelo título, já podemos perceber que focará como recurso estas redes. Para nosso projeto, não pretenderia focá-las, mas algumas dicas contidas neste artigo são bem úteis para qualquer outro recurso que focarmos. Por exemplo:
-definir o público alvo de acordo com os conteúdos planejados;
- qual será o papel do professor (mediador, orientador, moderador nas discussões);
- qual o objetivo de usar o tal recurso? (compartilhar materiais, ampliar o assunto trabalhado em sala de aula etc.);
Além de alguns cuidados a tomarmos, como:
- estabelecer as regras do jogo antes (ética, respeito...);
- comunicar aos pais para que os alunos que passam muito tempo na internet não usem a tarefa como álibi porque o professor pediu.

Mariane.

Estrutura do Projeto


Cursistas, estamos levantando dados, referências para nosso projeto, mas precisamos ir definindo o seguinte:  (Unidade 4, atividade 4.2) "Que tal preparar um registro de seu Projeto Integrado de Aprendizagem na forma de um relatório? O relatório deve conter as seguintes partes: Capa, Apresentação do Projeto, Desenvolvimento, Referências (as quais estão sendo colocadas aqui no blog).

A importância do blog na educação

O blog é um dos recursos que a mídia nos oferece, a qual podemos utilizar para incentivar mais nossos alunos, permitindo que eles tenham um papel mais ativo na aprendizagem, uma vez que um blog possibilita ter vários autores e colaboradores. Como temos lido na unidade 5 do nosso curso Proinfo, vimos que a cooperação e o diálogo são fundamentais para a construção do conteúdo digital.

Portanto, pesquisando sobre a utilidade do blog na educação encontrei o vídeo abaixo, que é bem interessante. Primeiro apresenta a definição de blog. Depois apresenta sete motivos para um professor criar um blog. Por fim, acrescenta rápidas considerações. (Essa postagem pode ser considerada minha atividade 5.7)

Mariane.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

educomunicação

Ola pessoal
Eu e Maria Helena participamos  de um curso onde assistimos a palestra deste palestrante e observamos que esta inter-relacionada ao projeto que podemos elaborar nas escolas.http://www.youtube.com/watch?v=wsgIN0GZwY4&feature=related 

Wikipedia

WIKIPEDIA é um site muito utilizado pelos nossos alunos em suas pesquisas. Devemos alertá-los que,por se tratar de uma "enciclopédia livre", permite que as postagens sejam feitas por qualquer pessoa. Sendo assim, as informações ali existentes podem apresentar erros. Este problema é relatado nesta reportagem:
Wikipédia possui erros em diversas postagens
Pesquisa aponta que 60% do serviço contêm informações erradas ou imprecisas
Por Jade Petronilho em 19/Abr/2012
Compartilhe:
Mesmo sendo fonte de consulta de muito internauta, a Wikipédia possui diversos erros nas informações que apresenta. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, seis em cada 10 artigos postados contêm algum tipo de erro.

Segundo a análise - que deu ênfase a dados sobre empresas -, 60% das postagens possuíam informações imprecisos e que colocavam em dúvida a credibilidade do serviço, conhecido por contar com a livre colaboração de internautas.

De acordo com o "Daily Mail", a administração da Wikipédia também é culpada pelo problema (e não apenas as pessoas que publicam fatos errados), pois raramente respondem as queixas dos usuários sobre problemas encontrados em seus artigos e, quando o fazem, costumam demorar bastante para checar a veracidade dos fatos.

sábado, 21 de julho de 2012

Alfabetização digital não é curso de informática


"A frase acima é do professor espanhol Ramiro Tomé Conejo, que participou do II Congresso de Tecnologia Educacional Aplicada à Sala de Aula, promovido pela Interdidática, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de junho, em Brasília".

fonte: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.educarede_por_ai_principal&id_porai=136

Muitas pessoas têm contato com recursos tecnológicos, mas possuem total aversão ao mundo digital ou não encontram utilidade para isso”, defende Ramiro.
"Mesmo que se tenha acesso à web, é preciso ter a consciência de que  acesso à informação não é conhecimento. É preciso que haja transformação social, o que significa ter uma postura crítica diante do volume de informação que temos disponíveis na rede, pois se não fizermos isso estaremos nos rendendo à comodidade de aceitarmos visões pré-fabricadas".

fonte: https://www.institutoclaro.org.br/reportagens-especiais/na-espanha-projetos-tambem-combatem-a-brecha-digital/

Mariane.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

A língua em todas as disciplinas

Olá a todos,
li este artigo como referência para nosso projeto e aqui vou destacar as partes que achei mais relevantes. Se quiserem ler o artigo na íntegra acessem o link.



    A competência de ler e escrever, aliás, se desenvolve com a de "leitura do mundo" no sentido usado por Paulo Freire - e todo educador deve fazer isso sozinho e em associação com seus colegas.      Há uma queixa frequente de que por lerem mal os alunos têm dificuldade com certos conteúdos. Diante dela, a escola deve trocar o círculo vicioso - em que o despreparo na língua dificulta a aprendizagem de outras matérias e perpetua o despreparo - por um círculo virtuoso - em que a leitura e a escrita melhorem em todas as áreas e ajudem na aprendizagem de qualquer conteúdo.
    Para cumprir esse objetivo, é igualmente importante lançar mão de vários meios e atender aos interesses de crianças e jovens, muitas vezes relacionados às novas tecnologias. Se houver equipamentos suficientes, os alunos podem registrar e editar seus textos em computadores. Se não, pode-se realizar atividades em grupo na própria escola ou em equipamentos públicos. A crescente importância desses meios é mais um estímulo para o domínio da escrita, até porque os CDs, DVDs e pendrives logo farão - se já não fazem - parte da vida escolar tanto quanto livros e cadernos.
    Com esses e outros meios, aprende-se a ler e escrever todo o tempo e em qualquer disciplina.   Já faz uma enorme diferença se, antes de cada aula, os docentes souberem quais linguagens desenvolverão com os alunos e como vão estimulá-los a ler os textos e a escrever o que aprenderam, as dúvidas que restaram e seus pontos de vista sobre aspectos polêmicos.

Fonte: educar para crescer
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/lingua-todas-disciplinas-467281.shtml