sábado, 28 de julho de 2012

A tecnologia no currículo


"A tecnologia comparece, portanto, no currículo da educação básica com duas acepções complementares: (a) como educação tecnológica básica; (b) como compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção.
Alfabetizar-se tecnologicamente é entender as tecnologias da história humana como elementos da cultura, como parte das praticas sociais, culturais e produtivas, que por sua vez são inseparáveis dos conhecimentos científicos, artísticos e linguísticos que as fundamentam. A educação tecnológica básica tem o sentido de nos preparar para viver e conviver em um mundo no qual a tecnologia esta cada vez mais presente; no qual a tarja magnética, o celular, o código de barras e muitos recursos digitais se incorporam velozmente a vida das pessoas, qualquer que seja a sua condição socioeconômica.
A segunda acepção, ou seja, a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção, faz da tecnologia a chave para relacionar o currículo ao mundo da produção de bens e serviços, ou seja, aos processos pelos quais a humanidade – e cada um de nos – produz os bens e serviços de que necessita para viver. Foi para manter-se fiel ao espírito da lei que as DCNs introduziram a tecnologia em todas as áreas, tanto das DCNs como dos PCNs para o Ensino Médio, evitando a existência de disciplinas “tecnológicas” isoladas e separadas dos conhecimentos que lhe servem de fundamento”.


FONTE: Proposta Curricular do Estado de São Paulo, p.17 e 18.

Mariane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário